
Conhece o nosso Projeto
História do Parkour
O Parkour sempre existiu, mas nem sempre teve um nome...
Desde a Pré-História que o Ser Humano tem a necessidade de se mover com perícia.
O Parkour, tal como hoje o conhecemos, teve origem em França, quando um grupo de amigos se reuniu para treinar estes movimentos, inspirados pelas proezas do pai de um deles, que por sua vez aprendeu através de um sistema de treino implementado no exército francês.
Este tipo de treino foi adaptado do meio militar, num campo de treino, ao meio urbano e natural, criando oportunidades infinitas devido à variedade de ambientes e obstáculos.
Em meados dos anos 80, esta prática foi desenvolvida por estes amigos, que a tornaram famosa pelo mundo, através da demonstração destas proezas em filmes, anúncios, espetáculos e documentários.
Derivado da palavra ‘parcours’, que significa 'caminho', uma rota, que é traçada pelo indivíduo, o praticante - Traceur.
Na sua génese, o Parkour é essencialmente ir do ponto A ao ponto B, da forma mais eficaz possível. Com o passar do tempo e o aumento de praticantes, esta modalidade encontrou vários estilos e formas de expressão do próprio movimento de cada pessoa.
O mote do Parkour é ‘’Ser Forte para Ser Útil’’. O praticante aprende a ser mais forte, tanto física como mentalmente, para poder ser útil na sua comunidade, família, amigos. Incentivamos valores morais através duma prática física.
Nas nossas aulas cultivamos este mote, mas também: ''Começamos juntos, Acabamos juntos’’, para que ninguém fique para trás, e para que todos possam avançar lado a lado, independentemente da idade, nível de preparação física ou destreza.
A Equipa de Professores
O nosso projeto é composto por dois amigos.
Somos Treinadores certificados e atletas experientes e membros ativos da Comunidade de Parkour em Portugal.

Prof. André Freitas
- @freitaspk
- Praticante desde 2008.
- Realiza diversos workshops e demonstrações por todo o país, assim como presenças em programas de TV e espetáculos privados.
- Vencedor 1º Campeonato Nacional de Parkour (2017)
- Professor de Parkour desde 2014
- Licenciatura em Ciências do Desporto (FMH)
- Lvl1. ADAPT - Parkour Coach Certification.
- Faz questão de estar sempre presente em eventos nacionais e internacionais de modo a aprender mais para transmitir aos seus alunos.
- Membro fundador do projecto Parkour by Line Team.

Prof. Daniel Arraia
- @thearraialife
- Praticante desde 2013.
- Realiza diversos workshops e demonstrações por todo o país, assim como presenças em anúncios e espetáculos, participando no Drop the Edge Show e no elenco principal da personagem Sportacus, no Festival Panda.
- Curso de Primeiros Socorros - Cruz Vermelha
- Professor de Parkour desde 2017
- Licenciatura em Ciências do Desporto (FMH)
- Lvl2. Treinador de Ginástica,
- Lvl1. ADAPT - Parkour Coach Certification.
- No final das aulas gosta de ver os alunos transpirados - é sinal que se esforçaram - e com um sorriso na cara - é sinal que se divertiram.

Prof. Gonçalo Ribeiro
- @goncaloribs
- Praticante desde 2015.
- Realiza diversos workshops e demonstrações por todo o país.
- Realizou com distinção um curso de treinadores de parkour (nota final 18).
- Realizou curso de Posto de arborismo móvel tendo trabalhado durante vários meses como responsável de equipa de promotores de eventos.
- Grande presença e participação em eventos nacionais e locais de modo a aprender mais para transmitir aos seus alunos.

Prof. Jair Almeida
- Praticante desde 2007.
- Nascido em Galiza, Espanha.
- Fluente em português, inglês, espanhol, galego e
crioulo cabo-verdiano. - Realizou diversos workshops e demonstrações oficiais
em Vigo e em Londres. - TQUK Level 3 Award in Emergency First Aid at Work
(RQF) - Participou nos campeonatos de parkour XFest em 2016 e
Vigo Street Stunts em 2017. - Faz questão de estar sempre presente em eventos nacionais e internacionais de modo a aprender mais para transmitir aos seus alunos.
Sucesso das nossas aulas
No seu planeamento usamos dois ingredientes essenciais - Diversão e Segurança.
Queremos que os nossos alunos se divirtam e desenvolvam as suas capacidades, de forma a terem uma experiência completa a todos os níveis desta atividade.
Em todas as nossas iniciativas temos presente o fator Segurança, alterando a ideia pré-concebida que as pessoas adquirem dos filmes de Hollywood, de que o Parkour é uma atividade perigosa.
Como pretendemos também incutir nos jovens o gosto pela atividade física, damos um grande foco na componente do treino físico, através de uma educação ativa, composta por jogos e exercícios divertidos e criativos, e também no treino mental, através da descoberta e superação dos limites individuais. Assim, estão melhor preparados para conquistar qualquer obstáculo.
